quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Exibição de Curtas acerca do Meio Ambiente



Desenvolvimento da atividade: Exibição de Curtas acerca do Meio Ambiente
Ação no 1°, 2° e 4° ano

Traçamos como meta em nosso projeto, a realização de algumas atividades específicas que agreguem o tema meio ambiente através das múltiplas linguagens. Uma dessas atividades, que é considerada o “abre alas”do nosso projeto, consiste na exibição de alguns curtas que alertam para o cuidado e a real situação que nosso planeta enfrenta.
Esses curtas foram pensados para o 1°, 2° e 4° ano, sendo que os dois primeiros anos das séries inicias assistiram aos mesmos vídeos, e o 4° ano à outros que estariam mais adequados ao seu nível de conhecimento de mundo.
A execução da atividade se deu da seguinte maneira: As bolsistas foram com cada turma, para a sala informatizada da escola, explicaram o que seriam curtas, perguntaram quem já havia assistido a algum, informaram sobre o objetivo da atividade – enfatizando o projeto – e então, exibiram os vídeos. Após assistirem os curtas, as bolsistas propuseram uma roda de conversa com os alunos acerca dos vídeos e posteriormente, encaminharam a atividade.

Para o 1° e 2° ano: Criamos cartazes com os 3 “R” – reduzir, reciclar, reutilizar - enfatizados no curta “Vamos Salvar o Planeta” da Turma da Mônica. A produção foi exposta no pátio da escola.
Para o 4° ano: Construção de um painel “Como posso ajudar a melhorar o meio ambiente?”. Neste painel, individualmente, os alunos deveriam escrever o que acreditam que poderiam fazer para ajudar o planeta, a partir da exibição dos curtas e da roda de conversa com as bolsistas.
 Abaixo seguem os links dos curtas apresentados às turmas:

Curtas: 1° e 2° ano
“CUIDAR DA NATUREZA É O NOSSO DEVER” (2min)

 “UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA”  (25min)

Propaganda



Curtas: 4° ano
“Sid”

“Pajerama”

 “O brincar e o planeta”






Nenhum comentário:

Postar um comentário