quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Organização sequencial de ideias e construção de História em Quadrinhos.



Ação no 4° ano
Desenvolvimento da atividade: Organização sequencial de ideias e construção de História em Quadrinhos.

Percebendo que os alunos do 4° ano estavam com certa dificuldade em organizar as ideias para construção de histórias em quadrinhos, o grupo PIBID/PEDAGOGIA/UDESC, buscou contribuir com a seguinte atividade: Sentados em roda, cada aluno retirou de uma caixa recheada de imagens, uma figura qualquer, sem visualizá-la. O primeiro aluno, a partir da imagem que retirou, iniciou a história, que ganhou continuidade com a figura do colega sentado ao lado. Desse modo, houve a criação de uma história que ninguém sabia o rumo, porém, que ela deveria ter início/meio/fim.
Em seguida, as bolsistas abordaram a constituição da história - início, meio e fim – frisando esses pontos. A história criada foi escrita no quadro e transcrita para o caderno de cada aluno, bem como para um cartaz que foi afixado em sala.
A parti disso, os alunos receberam folhas xerocadas com uma História em Quadrinhos, que aborda o meio ambiente – tema do nosso projeto que será desenvolvido na escola - propositalmente incompleta. Essa história deve ser completada, a partir das noções frisadas de início/meio/fim. 
(Abaixo segue história original. No entanto, para alcançar nosso objetivo, "deletamos" algumas falas dos personagens da história, propositalmente, para que os alunos pudessem completar e exercitar o conteúdo trabalhado)

 História em Quadrinhos: Vamos cuidar do meio ambiente


Fonte: <http://rose-angela.blogspot.com.br/2009/11/historia-em-quadrinhos.html>
Acesso em: 20 de julho de 2012.








Nenhum comentário:

Postar um comentário