Ação no 4°
ano
Desenvolvimento
da atividade: Organização sequencial de ideias e construção de História em
Quadrinhos.
Percebendo que os alunos do 4° ano
estavam com certa dificuldade em organizar as ideias para construção de
histórias em quadrinhos, o grupo PIBID/PEDAGOGIA/UDESC, buscou contribuir com a
seguinte atividade: Sentados em roda, cada aluno retirou de uma caixa recheada
de imagens, uma figura qualquer, sem visualizá-la. O primeiro aluno, a partir
da imagem que retirou, iniciou a história, que ganhou continuidade com a figura
do colega sentado ao lado. Desse modo, houve a criação de uma história que
ninguém sabia o rumo, porém, que ela deveria ter início/meio/fim.
Em seguida, as bolsistas abordaram a
constituição da história - início, meio e fim – frisando esses pontos. A
história criada foi escrita no quadro e transcrita para o caderno de cada
aluno, bem como para um cartaz que foi afixado em sala.
A parti disso, os alunos receberam
folhas xerocadas com uma História em Quadrinhos, que aborda o meio ambiente –
tema do nosso projeto que será desenvolvido na escola - propositalmente
incompleta. Essa história deve ser completada, a partir das noções frisadas de
início/meio/fim.
(Abaixo segue história original. No entanto, para alcançar nosso objetivo, "deletamos" algumas falas dos personagens da história, propositalmente, para que os alunos pudessem completar e exercitar o conteúdo trabalhado)
História em Quadrinhos: Vamos cuidar do meio ambiente
Fonte: <http://rose-angela.blogspot.com.br/2009/11/historia-em-quadrinhos.html>
Acesso em: 20 de julho de 2012.
(Abaixo segue história original. No entanto, para alcançar nosso objetivo, "deletamos" algumas falas dos personagens da história, propositalmente, para que os alunos pudessem completar e exercitar o conteúdo trabalhado)
História em Quadrinhos: Vamos cuidar do meio ambiente
Fonte: <http://rose-angela.blogspot.com.br/2009/11/historia-em-quadrinhos.html>
Acesso em: 20 de julho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário