quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Conversando sobre os costumes indígenas.



Ação no 4°
Desenvolvimento da atividade: Conversando sobre os costumes indígenas


Percebendo que a professora da turma estava trabalhando conteúdos relacionados aos indígenas, pensamos na seguinte atividade: Mais uma vez, relembrando o teatro, utilizamos o personagem Pirata para contar para os alunos alguns traços da cultura indígena. (Segue abaixo, a apresentação realizada pelo “Pirata” na turma do 4° ano).
Depois de passado esse conhecimento para os alunos, eles receberam uma atividade de cruzadinha, que estava diretamente relacionada com o conhecimento que lhes foi repassado na fala do Pirata.



Apresentação: Costumes indígenas

Pirata falando: Vocês sabem de onde eu venho? Eu venho da França e junto com muitos outros piratas que vieram da Holanda, da Espanha e de outros países vim para o Brasil aproveitar e roubar as riquezas de vocês.

Vocês sabiam que aqui havia muito ouro e prata? Depois a gente descobriu a árvore do pau-brasil. Essa árvore valia muito dinheiro na Europa, isso porque com a tinta que saia dela era possível tingir roupas.

E vocês sabem quem eram nossos braços direitos nessa época? Os índios! É os índios cortavam as árvores de pau-brasil e as carregavam até os navios. Eles também carregavam ouro e prata para nós e enquanto isso, a gente descansava na sombra. Era muito fácil enrolar todos na aldeia, porque eles trocavam baldes de ouro por uma bijuteria qualquer.

Antes da nossa chegada, os índios trabalhavam cerca de quatro horas por dia, costumavam comer milho, mandioca, peixe. Na caça eles usavam muito o arco e flecha para capturarem suas presas. A gente só não pode esquecer que os índios preservam a natureza, eles só matavam os animais para deles poderem se alimentar.

Eles também gostavam muito de festas, de rituais e nesses dias eles costumavam pintar o corpo e o rosto com a tinta extraída da árvore de urucum. (mostrar o colorau)

Eles viviam em casas chamadas ocas ou malocas. O conjunto de ocas ou malocas era chamado de taba. Os índios costumavam dormir em redes, que ainda hoje são muito usadas por muitos de nós em nossas casas.

Ah e vocês sabem como era chamado o chefe da tribo? Pajé
E as crianças? Elas são chamadas curumins.
Na aldeia indígena, os homens (meninos) costumam caçar enquanto que as mulheres plantavam, cultivavam a terra e colhiam. Ah, elas também gostavam de fazer artesanato, como por exemplo, a cerâmica.
Mostrar flecha.
Essa flecha foi comprada na aldeia Guarani em Biguaçu. Na região da grande Florianópolis, além dessa aldeia temos a aldeia ____________ no Morro dos Cavalos, localizada na cidade de Palhoça. Falando nisso, acho que vamos dar uma passadinha por lá, só pra ver como as coisas estão funcionando hoje em dia, preciso ser um pirata atualizado.

Saí o pirata. Entramos falando da situação dos índios no dia de hoje.
Escola bilíngue – índios na faculdade – trabalham fora da aldeia (pedreiros) continuam plantando – usam roupas como as nossas – nas festas ainda se pintam – artesanato pra venda, etc.

(Texto criado pelas bolsistas PIBID/PEDAGOGIA/UDESC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário