quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Introdução ao tema meio ambiente - Contação da História "A margarida e o seu girassol"

Ação no 2° ano
Desenvolvimento da atividade: Introdução ao tema meio ambiente - Contação da História "A margarida e o seu girassol"


A E.B.M. Padre João Alfredo Rohr escolheu como eixo norteador de suas atividades, para o ano de 2012,  o tema meio ambiente. Na tentativa de contribuir para uma melhor efetivação dessas ideias, o PIBID/PEDAGOGIA/UDESC,  criou um projeto que tem como título "HÁ ECOLOGIA NAS RELAÇÕES HUMANAS: EM BUSCA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS INTEGRADAS AO MEIO AMBIENTE", que busca enfatizar o tema - meio ambiente - através de propostas que envolvem as múltiplas línguagens. 
Para tanto, pensou-se em uma maneira delicada e instigante de introduzir o tema central de nosso projeto: o meio ambiente. Diante disso, pensou-se na seguinte atividade para ser realizada com o 2° ano:


Quando todos estiverem sentados em roda, iniciaremos a contação da história “A Margarida e o seu Girassol”, uma adaptação feita pelas bolsistas.
Após a leitura, iremos instigar as crianças para refletirem acerca das idéias centrais da história, como por exemplo, o amor, o cuidado, o respeito, que o meio ambiente necessita ganhar de todos os seres humanos.
Finalizada essa troca, iremos propor que os alunos construam conosco um cartaz em que suas pequenas mãozinhas mergulhadas na tinha guache amarela, represente um lindo girassol.




História: A Margarida e o seu Girassol
(adaptação feita pelas bolsitas PIBID/PEDAGOGIA/UDESC)

Era uma vez uma bela menina, que tinha cinco anos e se chamava Margarida. Ela era uma menina muito engraçada e bonita. Tinha cabelos curtos, parecidos com as ondas do mar, olhos cor de mel e um sorriso iluminado como o Sol.

A pequena Margarida vivia na cidade, mas um dia tive que ir morar numa aldeia bem distante, deixou de ter TV e outras coisas que tinha no conforto de sua casa na cidade.
Nessa aldeia, a pequena Margarida sentia-se muito sozinha, sem amigos, sem ninguém para brincar. Mas havia uma coisa que Margarida adorava, era ir para o campo com o seu avô. Lá ela o ajudava, corria, brincava de esconde-esconde, contava borboletas.

Um dia seu avô resolveu presentear a menina e lhe deu uma pequenina semente de girassol, e pediu que ela se cuidasse daquela frágil semente, pois seria a sua amiga e cresceria sem parar, bastava ela lhe dar água, cuidar da terra ao seu redor e lhe transmitir muito amor.
 
Margarida então, logo correu para casa e colocou a pequena semente perto da janela do seu quarto, e então, todos os dias ela a regava e conversava com seu girassol.

Um dia eufórica chamou seus avós e mostrou-a crescendo pela terra fora.
Feliz ela diz ao seu avô:
- Vovô, olha que lindo, já tem uma folha saindo da terra, vou chamá-la de pequeno Sol.
O avó sorrindo, falou com carinho a sua neta:
- Margarida! Sabias que as plantas, escutam e conversam também conosco? Quando são tratadas com amor, elas crescem ainda mais rápido e ficam cada vez mais lindas.
 
Margarida ficou pensativa com o que o avô falou, pois ela tinha o maior dos cuidados com a sua planta.Todo o dia abria a sua janela e falava com o seu pequeno Sol.

A menina sabia que sua planta era muito bem cuidada e amada, mas e as outras que estão por aí? Será que a terra que as acolhe é fofinha? Será que são regadas todos os dias? E será que ganham carinho?

Margarida resolveu passear pelo campo com seu avô e observar como viviam as plantas por ali. Ela lembrou que na cidade de onde ela veio, pouca gente dedicava seu tempo em conversar e cuidar tanto das plantas, quanto do resto da natureza. Ela tentou pensar em uma explicação para entender a situação:
- Quem sabe os adultos não prestam tanto atenção na natureza já que trabalham muito e ficam sem tempo para isso. Mas, e as crianças e os jovens? Por que será que eles parecem não se importar com o meio ambiente?

Como sozinha ela não encontrou uma resposta, foi conversar com seu avô, afinal, ele era muito experiente, deveria ter uma resposta, e então ela perguntou:
-Vovô, o senhor sabe por que os adultos, os jovens e as crianças não prestam atenção no meio ambiente?
Seu avô parou por um momento e pensou...pensou, até que lhe disse:
- Margarida, acho que as pessoas não costumam se preocupar com a natureza pois acham que ela sempre será assim bonita e verde, e esquecem que se a gente não cuidar da terra, da água, do ar, eles podem adoecer e todos nós vamos sofrer com isso.
Se todos cuidassem do meio ambiente, como você cuida do seu girassol, já pensou como nosso mundo seria ainda melhor?
Todo mundo, os adultos, os jovens, as crianças, precisam preservar e amar o mundo que lhes rodeia.

Margarida adorou a resposta de seu avô e então ela teve uma idéia:
-Vovô o que você acha se eu escrevesse essa história e enviasse para todas as escolas do Brasil? Quem sabe os alunos, os professores e os funcionários dessas escolas aprendam a amar ainda mais a natureza.

O avô surpreso com a idéia da neta responde:
-Ótima idéia Margarida! Para começar essa campanha de “Cuidado com o meio ambiente” seria muito legal que cada aluno pudesse ter um girassol assim como você tem o seu Sol.
O que você acha?

Margarida diz:
-Eu acho muito legal, mas será que eles querem ter um girassol?

O avô responde:
-Bom, você conta essa história, quem vai decidir se querem ou não ter, são eles.

E assim Margarida fez, enviou essa história para muitas escolas do Brasil. Ela já sabe que muitas sementes de girassóis foram plantadas e que as pessoas cuidam e gostam cada vez mais da natureza. 


Fonte:História “A Margarida e o Girassol”, o original está disponível em:

< http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=176973> 
Acesso em: 26 de agosto de 2012.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário