segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

USINAS HIDRELÉTRICAS

Informações Básicas:

Tema: Usinas Hidrelétricas.
Turma: 5º ano E - Vespertino.
Ministrante: Débora Picinato.


Situando a atividade:


Durante uma aula de português na qual os alunos apresentavam reportagens sobre o meio ambiente, surgiu à dúvida: “Como a energia elétrica chega até a escola?”, “Como funcionam as Usinas Hidrelétricas?”.

O interesse dos alunos por este assunto foi muito imediato, mas infelizmente nem eu enquanto bolsista do PIBID, nem as professoras da turma sabiam explicar para o grupo como de fato esse processo acontece, então, logo veio o pedido, “Débora, você poderia dar uma aula sobre isso para a gente!?”.
Sendo assim, a turma do 5º ano E, estudou/pesquisou o uso da água para a produção de energia e avaliou seus limites e possibilidades, com destaque para a situação do Brasil, onde as usinas hidrelétricas são as responsáveis por mais de dois terços da energia elétrica gerada no país.


Problematização:


- Como a energia elétrica chega até a nossa escola?

- O que são Usinas Hidrelétricas e como funcionam?

- Quais os impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas?


Sequência Didática:


Primeiro Momento:

Dia: 04/11/2013 – Apresentação do tema, pesquisas, vídeos e debate/conversa.



Nesta primeira aula, montei um cenário diferente com os alunos, levei um grande tapete e formamos uma roda para conversarmos e por vez, estudarmos à respeito das usinas hidrelétricas.

Neste primeiro momento questionei os alunos a respeito da energia elétrica: Quem inventou a energia elétrica? Quando inventou?
Realizei essa conversa inicial para perceber e observar os conhecimentos prévios do grupo.
De onde vem à energia elétrica que utilizamos todos os dias? Por que, mesmo com a disponibilidade de recursos naturais no Brasil, são instituídos planos e aparecem recomendações para economizar energia?
Conversei com o grupo sobre a questão da energia no mundo de hoje: para onde vai à energia produzida? Quais setores mais demandam energia? No caso do Brasil, como é a composição da matriz energética e qual o papel da energia hidráulica? Quais os benefícios e prejuízos da opção pela geração de energia em hidrelétricas?


Ressaltei para a turma também, que a hidroeletricidade é uma importante fonte renovável de energia. Afinal, a água usada para movimentar as turbinas da usina volta ao sistema natural. Portanto, pode ser consumida/reaproveitada, como ocorre com seu uso para fins agrícolas, domésticos ou industriais. Diferentemente dos combustíveis fósseis, ela não produz gases de efeito estufa nem poluentes.


Em seguida, no segundo momento da aula, contei para o grupo um pouco da história da energia elétrica em nosso país, socializei com a turma as pesquisas realizadas, e após as leituras, apresentei alguns vídeos selecionados para mostrar aos alunos comode fato funcionam as usinas hidrelétricas. Depois dos vídeos novamente conversamos à respeito do que foi lido/apresentado para eles.









Segundo Momento:

Dia: 11/11/2013 – Desenhando os Projetos das Maquetes.


Neste dia, retomamos o tema, para relembrar. Socializei com a turma mais uma pesquisa, realizarei a leitura de um texto que destaca bem o início da iluminação da cidade de Florianópolis que contou com o apoio de São José – município onde o Colégio Interativo está localizado - o texto/a pesquisa apresentou a usina hidrelétrica que foi construída em São José e que era responsável pela energia de Florianópolis e São José.


Em seguida, organizamos a turma em três grupos, pois iriámos construir três maquetes, - uma usina hidrelétrica, um centro de distribuição e um bairro/uma cidade - sendo assim, conversei com a turma sobre a importância de realizarmos as atividades sempre a partir de um projeto, de uma organização e, por isso, iriámos primeiro projetar nossas maquetes para relacionarmos os materiais necessários para a construção, o espaço, enfim, para que nosso trabalho aconteça de maneira bem organizada e por vez, apresente um resultado bem positivo. Dessa forma, entreguei para os grupos uma folha de papel criativo para cada aluno, giz de cera, lápis de cor e canetinhas, para a construção/desenho dos projetos.













Terceiro Momento:

Dia: 18/11/2013 – Construção das Maquetes.


Neste dia dedicamos nossa aula para a confecção/construção das maquetes, levei os materiais/itens confeccionados por mim a partir dos projetos realizados por eles para auxiliá-los na construção em sala, além disso, levei vários materiais, os quais foram utilizados com muita dedicação pela turma.







Avaliação:


- Perceber a participação individual e coletiva de todos os alunos na realização das atividades;

- Observar o desempenho da turma em relação a algumas questões: Mostram-se interessados em debater? Contribuíram com ideias no momento do planejamento? Escutam com atenção e interesse os argumentos/contribuições dos colegas?;

- Perceber se esse estudo foi de fato significativo para o grupo e ainda, observar se o estudo anterior no qual foi dada ênfase para os valores humanos, contribuiu para a organização e desenvolvimento desta proposta;

- A avaliação e auto avaliação de todo o processo percorrido.


Bibliografia:


Água e energia. Revista Nova Escola. Disponível em: Acesso em: 28/10/2013.



FARIA, Caroline. Usina Hidrelétrica. Info Escola. Disponível em: Acesso em: 28/10/2013. 



Histórico das Hidrelétricas. Disponível em: Acesso em: 28/10/2013.



Série sobre a água. Plano de aula 5 – Energia Hidrelétrica. Revista Nova Escola. Disponível em: Acesso em: 28/10/2013.







Nenhum comentário:

Postar um comentário