terça-feira, 3 de dezembro de 2013



Plano de aula: Porcentagem: Os impostos pago sobre cada produto

Situando a atividade:
            Esta proposta de aula é baseada na teoria de aprendizagem de Leontiev. Sua principal concepção é a teoria da atividade. Para o teórico toda atividade é desencadeada por um motivo e este faz com que o sujeito se mova em direção a um objetivo, promovendo, assim, uma aprendizagem ativa e significante. Nesta teoria é fundamental que seja visível, ao sujeito aprendiz, as relações sociais e coletivas bem como os aspectos individuais e subjetivos durante a aprendizagem.
            Nesta proposta, as/os alunas/os irão ao supermercado, cada grupo receberá um determinado valor monetário para gastar. Todos os produtos estarão com o seu preço mais o valor do imposto descrito em porcentagem. Após as compras, calcularão o valor do imposto de cada produto e quanto custaria se não precisasse pagá-lo.
A brincadeira busca de forma dialogada refletir sobre as questões sociais e históricas inerentes aos impostos pagos pelos cidadãos.


Data de realização: 09/09/2013
Turma: 5º ano – Vespertino
Organizadora: Elza Wiese Zarling

Áreas Integradas:
- Matemática
- História e Geografia: cidadania, relação com os tributos fiscais.

Objetivo de aprendizagem:
- Identificar como se calcula a porcentagem;
- Compreender a relação da/o cidadã/ão com os tributos fiscais;
- Demonstrar a participação no trabalho em grupo.

Desenvolvimento:
            Será montado cinco mini mercados na sala de aula, cada um com uma quantidade de produtos, todos estarão com o seu preço e o valor em porcentagem referente ao imposto de cada mercadoria.
            No primeiro momento explicarei a dinâmica da atividade, que consiste em cada grupo de estudantes irá ao mercado com uma determinada quantia em dinheiro e fará suas compras, depois se reunirão e calcularão o valor que estão pagando sobre o imposto e qual seria o valor da mercadoria se não precisassem pagá-lo.
            Nesta etapa também perguntarei o que sabem sobre impostos: O que são? Há produtos isentos de impostos? Para onde vão os valores recolhidos nos impostos? Podemos viver sem pagar impostos? Este momento tem o intuito de instiga-las/los a comprarem refletindo sobre o tema proposto.
            Na volta do supermercado, cada grupo se reunirá para calcular o valor do imposto de cada produto, ou seja, se uma caixa de leite custa R$ 2,50. Para isso explicarei, seguindo uma sequência didática, como se calcula o valor do imposto em porcentagem sobre cada produto.
            - O que é porcentagem? Porcentagem pode ser definhada como a centésima parte de uma grandeza, ou o cálculo baseado em 100 unidades, por exemplo, 5% que dizer 5/100 (cinco por cem) ou 5 em cada 100 ou 5 sobre 100.
            - Exemplo prático: Se eu comprar uma coisa que custa 100 reais e tiver 5% de desconto, significa que eu vou ter 5 reais de desconto.
            - Outro exemplo: Se 97% das casas têm televisão, isso quer dizer que a cada 100 casas, 97 delas tem televisão.
            - Perguntar se as/os alunas/os sabem algum exemplo de porcentagem e o que significa.
            - Calculando:
Ex 1: 25% de 200 = 25/100= 0.25 x 200 = 50
Ex 2: Sabão em pó = 3,31, imposto sobre o produto = 40%
40% 3,31 = 40/100 = 0.40 x 3.31 = 1.324 (1.33)

Materiais Didático:
- Produtos vazios de supermercado: caixa de leite, detergente, nescau, sabão em pó, refrigerante, suco, pasta de dente, etc.
- dinheiro de mentira
- folhas A4

Avaliação:
            A avaliação acontecerá durante todo o processo de aprendizagem, desde o momento de diálogo, onde será abordado o tema: impostos, a participação e interesse na explicação sobre porcentagem, até o momento de fazer as compras no supermercado e o envolvimento de cada estudante no grupo.

Bibliografia:
Barreto, M. C.; Viana, F. R. & Carvalho, R. Organização do ensino nas aulas de matemática: análise a partir das contribuições da teoria da atividade. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. UNICAMP: Campinas, 2012.

Matemática Porcentagem – 5º ano. 2011. Visto em: 01/09/2013. Proveniente: < http://www.youtube.com/watch?v=a5UaP2Z_6PI>

Colégio Web. Porcentagem. Disponível em <http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/5-ano/porcentagem.html> Acessado em: 01/09/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário