Plano
de aula: Porcentagem: Os impostos pago sobre cada produto
Esta
proposta de aula é baseada na teoria de aprendizagem de Leontiev. Sua principal
concepção é a teoria da atividade. Para o teórico toda atividade é desencadeada
por um motivo e este faz com que o sujeito se mova em direção a um objetivo,
promovendo, assim, uma aprendizagem ativa e significante. Nesta teoria é
fundamental que seja visível, ao sujeito aprendiz, as relações sociais e
coletivas bem como os aspectos individuais e subjetivos durante a aprendizagem.
Nesta proposta,
as/os alunas/os irão ao supermercado, cada grupo receberá um determinado valor
monetário para gastar. Todos os produtos estarão com o seu preço mais o valor
do imposto descrito em porcentagem. Após as compras, calcularão o valor do
imposto de cada produto e quanto custaria se não precisasse pagá-lo.
A brincadeira busca de
forma dialogada refletir sobre as questões sociais e históricas inerentes aos
impostos pagos pelos cidadãos.
Data
de realização: 09/09/2013
Turma:
5º ano – Vespertino
Organizadora:
Elza Wiese Zarling
Áreas
Integradas:
- Matemática
- História e Geografia:
cidadania, relação com os tributos fiscais.
Objetivo
de aprendizagem:
- Identificar como se
calcula a porcentagem;
- Compreender a relação
da/o cidadã/ão com os tributos fiscais;
- Demonstrar a
participação no trabalho em grupo.
Desenvolvimento:
Será montado cinco mini mercados na
sala de aula, cada um com uma quantidade de produtos, todos estarão com o seu
preço e o valor em porcentagem referente ao imposto de cada mercadoria.
No primeiro momento explicarei a
dinâmica da atividade, que consiste em cada grupo de estudantes irá ao mercado
com uma determinada quantia em dinheiro e fará suas compras, depois se reunirão
e calcularão o valor que estão pagando sobre o imposto e qual seria o valor da
mercadoria se não precisassem pagá-lo.
Nesta etapa também perguntarei o que
sabem sobre impostos: O que são? Há produtos isentos de impostos? Para onde vão
os valores recolhidos nos impostos? Podemos viver sem pagar impostos? Este
momento tem o intuito de instiga-las/los a comprarem refletindo sobre o tema
proposto.
Na volta do supermercado, cada grupo
se reunirá para calcular o valor do imposto de cada produto, ou seja, se uma
caixa de leite custa R$ 2,50. Para isso explicarei, seguindo uma sequência
didática, como se calcula o valor do imposto em porcentagem sobre cada produto.
- O que é porcentagem? Porcentagem
pode ser definhada como a centésima parte de uma grandeza, ou o cálculo baseado
em 100 unidades, por exemplo, 5% que dizer 5/100 (cinco por cem) ou 5 em cada
100 ou 5 sobre 100.
- Exemplo prático: Se eu comprar uma
coisa que custa 100 reais e tiver 5% de desconto, significa que eu vou ter 5
reais de desconto.
-
Outro exemplo: Se 97% das casas têm televisão, isso quer dizer que a cada 100
casas, 97 delas tem televisão.
- Perguntar se as/os alunas/os sabem
algum exemplo de porcentagem e o que significa.
- Calculando:
Ex
1: 25% de 200 = 25/100= 0.25 x 200 = 50
Ex
2: Sabão em pó = 3,31, imposto sobre o produto = 40%
40%
3,31 = 40/100 = 0.40 x 3.31 = 1.324 (1.33)
Materiais Didático:
-
Produtos vazios de supermercado: caixa de leite, detergente, nescau, sabão em
pó, refrigerante, suco, pasta de dente, etc.
-
dinheiro de mentira
-
folhas A4
Avaliação:
A
avaliação acontecerá durante todo o processo de aprendizagem, desde o momento
de diálogo, onde será abordado o tema: impostos, a participação e interesse na
explicação sobre porcentagem, até o momento de fazer as compras no supermercado
e o envolvimento de cada estudante no grupo.
Bibliografia:
Barreto, M. C.;
Viana, F. R. & Carvalho, R. Organização
do ensino nas aulas de matemática: análise a partir das contribuições da teoria
da atividade. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de
Ensino. UNICAMP: Campinas, 2012.
Matemática
Porcentagem – 5º ano. 2011. Visto em: 01/09/2013. Proveniente: < http://www.youtube.com/watch?v=a5UaP2Z_6PI>
Colégio
Web. Porcentagem. Disponível em <http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/5-ano/porcentagem.html>
Acessado em: 01/09/2013.
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