terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ciclo da Água



Situando a atividade:
            O principal objetivo de nossa atividade é introduzir conhecimentos acerca do tema: Água. Nossa atividade trás o tema na sua maneira mais simples, pois entendemos que trabalhar todo o ciclo da água requer mais atividades de aprofundamento, já que a água esta em nosso cotidiano e apresenta-se de diversas formas. Assim, buscamos mostrar aos alunos a importância da água em nossas vidas, como também seu processo e suas diferentes maneiras de utilização.

Data: 11/11/2013 (segunda-feira)
Carga horária: Aproximadamente quatro aulas
Série: 2° ano vespertino

Ministrantes: Ana Paula dos Santos, e Tuanny Sayuri Kawasaki.

 Objetivos da aprendizagem:
- Reconhecer a utilização da água em nosso cotidiano e sua importância;
- Identificar as diferentes etapas do processo da água;
- Construir em conjunto o ciclo da água;
- Diferenciar o que é certo ou errado na utilização da água

Áreas e conteúdos integradores: Ciências, linguagem e geografia.  

Procedimentos Didáticos:

  • Apresentamos uma história sobre o processo e etapas do ciclo da água
  • Realizamos uma breve roda de conversa para saber os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao ciclo da água
  • Apresentamos um vídeo para esclarecer melhor o ciclo da água
  • Iniciamos a confecção dos cartazes, os educandos deveriam apresentar nos cartazes o ciclo da água.
  • Para finalizar, entregamos aos alunos duas atividades, a primeira era um caça-palavras e a segunda era referente a imagens do que é “certo ou errado” em relação à utilização da água. 


Construção dos Cartazes - Foto 1

Construção dos Cartazes - Foto 2

Construção dos Cartazes - Foto 3
Recursos Didáticos: Cartolina, tinta guache, pincel e Datashow (para o vídeo).  



Avaliação: O processo de avaliação ocorrerá durante toda a atividade, desde a apresentação do ciclo da água, à relação sobre suas diferentes utilizações e reconhecimento/reflexão sobre o que é utilizar a água de maneira correta. 

Atividades de Finalização







Nenhum comentário:

Postar um comentário