sábado, 30 de março de 2013


Valores Humanos no Processo de Ensino-aprendizagem


- Turma do 3° Ano
Situando a atividade:

Esta atividade é parte integrante do projeto que trata sobre valores humanos e ações pedagógicas diversificadas no processo de formação de crianças dos anos iniciais. O principal objetivo foi problematizar de que forma os valores humanos aparecem em nosso dia a dia e como é possível construir um espaço coletivo que aborda os valores humanos no processo de alfabetização. Acompanhe a seguir o nosso plano elaborado para trabalhar com as crianças:

Data: 19/10/2012
Turma: 3° ano 
Organizadoras: Helena Schuch.

Áreas integradas:

- Linguagem e processo de alfabetização (histórias, sequenciação, leitura e escrita);
- Tema transversal: ética, cidadania e relações interpessoais.

Objetivos de aprendizagem:

- Refletir sobre a temática dos valores e sua importância nas relações humanas;

- Discutir sobre os principais valores presentes no seu cotidiano a partir de uma história;
- Incentivar a imaginação e a criatividade infantil;
- Participar individual e coletivamente na elaboração do “varal” dos valores;
- Aprimorar o processo de aprendizagem da escrita.

Desenvolvimento:

Primeiramente, sentaremos no chão da sala de aula para iniciar uma rodada de diálogos com os alunos sobre conhecimentos prévios acerca da temática dos valores. Nesse momento também explicarei a rotina da atividade, apresentando todos os passos a serem realizados para a confecção do produto final. Em seguida, apresentarei o livro infantil denominado “Um mundinho para todos”, da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen: Era uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem diferente do outro - uns viviam no norte e gostavam de andar descalços; outros no sul e adoravam tomar chocolate quente; alguns não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda. E cada um deles tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz. [...] O mundinho é colorido. A gente que vive nele também. Pessoas de todos os jeitos, que devem ser respeitadas como são. A partir da contação de história serão escritos alguns valores no quadro negro com a ajuda dos alunos, como, por exemplo, respeito, inclusão, amor, alegria, diversidade, entre outros, os quais estão relacionados com o livro apresentado. Com isso, cada criança deverá escrever/registrar em uma folha algo sobre essas palavras, podendo ser redigido em forma de frases, texto, desenho ou colagens de recortes de revistas. Por fim, construiremos coletivamente uma exposição na sala de aula, sendo que todos participarão na montagem do “varal” dos valores com a produção realizada individualmente.

Registro e análise:

A realização desta atividade foi muito bem sucedida, pois todos os alunos participaram ativamente e trouxeram suas inúmeras contribuições e seus conhecimentos. Além disso, foi possível perceber a importância de o professor utilizar múltiplas linguagens em sua prática pedagógica e sugerir atividades diversificadas que envolvam a participação coletiva, cuja maior finalidade seja a de tornar o conhecimento em algo mais prazeroso e útil para a vida das crianças.



"Varal" dos valores

Exposição em sala - "Varal" dos valores


Nenhum comentário:

Postar um comentário