sábado, 9 de março de 2013

Saída de Campo: Museu do Lixo - COMCAP

- Turma do 2° Ano

Situando a atividade:

Esta saída a campo também é parte integrante do nosso Projeto, que trata sobre o Meio Ambiente, participaram desta ida a COMCAP os alunos do 2° Ano. O principal objetivo desta saída de campo era fazer com que os alunos pudessem construir uma maior consciência ambiental, que pudessem entender para onde vão os resíduos que descartamos e o que podemos fazer com esses materiais para serem reutilizados. E tudo isso, os alunos do segundo ano puderam ver de perto durante esta visita. Acompanhe a seguir o nosso plano elaborado para trabalhar com as crianças:

Data: 05/12/2012
Turma: 2° ano
Organizadoras: Ana Paula Santos, Carolina Branco, Julia Atrib e Luiza Mazera.

Áreas integradas: Ciências, História e Geografia.

Objetivos:

- Construir uma maior consciência ambiental;
- Discutir sobre noções de reaproveitamento de materiais;
- Reconhecer alguns dados sobre a produção de lixo em seu município;
- Conhecer objetos antigos e ter acesso a esse espaço de memória da sociedade.

Desenvolvimento:

Durante esta visita, as crianças puderam conhecer todos os espaços da COMCAP, onde se despertou diferentes interesses e diferentes indagações. Neste local, os alunos do segundo ano, puderam conhecer um pouco da historia do lixo da cidade de Florianópolis, tiveram a possibilidade de ver de perto uma composteira, o que muitos nunca tinham nem ouvido falar, e além é claro de conhecer o Museu do Lixo. No Museu do Lixo, as crianças puderam perceber o quanto a produção de novas tecnologias, faz o lixo aumentar. Já que os produtos mais antigos, mesmo que ainda funcionando ou com simples defeitos, são descartados e trocados por produtos mais modernos. Os alunos ficaram impressionados com a quantidade e a diversidade de materiais que as pessoas jogam no lixo, muitos dos objetos que estavam ali, eles gostariam de ter e surgiam comentários do tipo “Como puderam jogar isso fora?”. E a partir daí, começaram a pensar em outro aspecto, na redução, reutilização e reaproveitamento de materiais, algo que tentamos trabalhar bastante em nosso projeto, e que esta atividade fez reforçar ainda mais.

Registro e análise:

Acreditamos que diferentes ações pedagógicas são imprescindíveis para que o processo de aprendizagem se efetive, consideramos que as atividades de campo são uma excelente ferramenta didática e, dessa forma, iriam contribuir ainda mais para com nosso projeto. Durante esta saída os alunos aprenderem ainda mais sobre o reaproveitamento de materiais, puderam perceber o quanto é necessário consumir conscientemente, e o quanto é necessário reutilizar, reciclar, e principalmente reduzir.
Carbonell (2002), citando Gardner (2000), discute que a mente tem a capacidade de aprender e reter melhor as informações quando o corpo interage de maneira ativa na exploração de lugares, enquanto experiências onde o sujeito é passivo, tendem a ter impacto de curta duração e atenuam-se com o tempo. Através desta concepção, acreditamos que essa atividade tenha sido bastante significativa para esses alunos, onde através de situações e experiências vivenciadas neste campo, obtiveram aprendizagens efetivas e que eles poderão levá-las para toda a vida e repassá-las a diante.




Para saber mais:

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002. (Coleção Inovação Pedagógica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário