quarta-feira, 6 de março de 2013

Reaproveitamento de Materiais - Jogo da “Trilha Ecológica”

Ação no 1°, 2° e 4° Ano

Situando a Atividade:

Outra atividade elaborada como parte integrante do nosso Projeto acerca do meio ambiente foi o jogo da “trilha ecológica”, desenvolvido com as turmas do 1°, 2° e 4° ano da escola. Este jogo tinha como objetivo trabalhar noções de reciclagem e reaproveitamento de materiais, mas, acima de tudo, foi pensado como uma forma de facilitar a conscientização das crianças acerca desse assunto tão debatido em nossa sociedade. Dessa forma, acreditamos que o jogo “trilha ecológica” pudesse atingir mais facilmente estas crianças, já que sua intenção é ensinar usando a brincadeira, o lúdico. Acompanhe a seguir nosso plano elaborado para trabalhar com as crianças:


Data: 23 de outubro de 2012
Turmas: 1°, 2° e 4° ano
Organizadoras: Ana Paula Santos, Carolina Branco, Cristiane Ribeiro, Julia Atrib e Luiza Mazera.

Áreas integradas: Ciências e Geografia

Objetivos:

- Discutir sobre noções de reciclagem e reaproveitamento de materiais.
- Demonstrar atitudes sobre alguns cuidados com o meio ambiente quanto ao lixo.
- Reconhecer alguns dados estatísticos sobre a produção de lixo em seu município.
- Identificar ações e atitudes consumistas que contribuem para o desequilíbrio ecológico.

Desenvolvimento:

A brincadeira funcionou da seguinte maneira: A “trilha” confeccionada pelas bolsistas do PIBID foi fixada no chão da sala de aula – conforme foto em anexo – e em alguns dos seus quadrados havia caixas de sapato com diversos materiais recicláveis ou não, e, em um quadrado específico, havia uma caixa com curiosidades sobre o meio ambiente. À frente da sala foram dispostas lixeiras coloridas que recebem material reciclável e orgânico. Cada aluno então, um por vez, jogava um grande dado e ia pulando os quadrados, conforme o jogo da amarelinha, até chegar ao número que sorteou. Chegando ao seu destino, caso houvesse uma caixa de sapato, a criança escolhia um dos objetos que lá haviam e em seguida deveria colocar na lixeira reciclável que o comportava, como por exemplo, plástico na lixeira vermelha, papel na lixeira azul, etc.
Já quando o aluno encontrava a caixa das curiosidades ele deveria ler para a turma o que descobriu. Nesse caso, havia informações sobre o tempo de decomposição de alguns materiais, números mostrando a quantidade de lixo produzido em Florianópolis diariamente, etc.
Caso a criança “caísse” em um quadrado que não houvesse caixas com materiais ou curiosidades, deveria fazer o seguinte: se o número do quadrado fosse ímpar, ela deveria caminhar uma casa; se o número fosse par ela teria que jogar o dado outra vez.

Materiais necessários: TNT; dado; caixas de sapatos; lixeiras coloridas para material reciclável; caixa de curiosidades e diversos materiais recicláveis ou não.

Registro e análise:

A realização desta atividade proporcionou a possibilidade do diálogo, de troca entre os alunos e as bolsistas, visto que durante sua execução, as crianças comentavam a respeito de hábitos caseiros, e nessas oportunidades, as bolsistas aproveitavam para falar sobre qual seria a atitude correta daquela pessoa que se preocupa com o meio ambiente, como por exemplo, quando estamos escovando os dentes devemos deixar a torneira fechada, também não devemos demorar muito no banho. Mas, também houve oportunidade para chegar além disso: conversamos sobre a reutilização de roupas que não nos servem mais, mas que podem servir para o outro; sobre o uso de caixas de papelão e sacolas de pano nas compras de supermercado, além de falar da quantidade de lixo produzida pela sociedade, e no que esse se transforma, tudo isso, através das caixa de curiosidades que havia no jogo
Por fim, como resultado desta atividade, pode-se perceber o entendimento das crianças sobre o assunto e o envolvimento delas com o jogo, o que se tornou uma satisfação para todas àquelas envolvidas nesse processo.



Para saber mais:

PREVE, Ana Maria e Corrêa. Ecologia de Rebanho, In.: Preve, Ana Maria e Corrêa, Guilherme (Organizadores). Ambientes da ecologia: perspectivas em política e educação. Santa Maria/RS:Editora da UFSM, 2007.

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