sábado, 24 de agosto de 2013

Trabalhando a sexualidade

Situando a atividade: Atividade realizada com o objetivo de fazer uma revisão sobre o tema sexualidade com a turma do 5º ano da Escola Municipal Padre João Alfredo Rorh.

Informações Básicas:

Data: 19/08/2012 (segunda-feira)
Carga horária: aproximadamente 2 horas
Ministrantes: Ana Paula dos Santos, Carolina Paulinha Branco, Cristiane Ribeiro e Tuanny Sayuri Kawasaki.

Objetivos da aprendizagem:
- Revisitar o conteúdo apreendido anteriormente;
- Reconhecer das mudanças psicológicas/físicas que ocorrem na adolescência;
- Identificar os métodos contraceptivos disponíveis e as formas de acesso.
- Conhecer o sistema reprodutor feminino/masculino;
- Construir e ampliar conceitos a cerca da temática sexualidade.

Áreas e conteúdos integradores: Ciências e Linguagem

Procedimentos Didáticos: Como os alunos do quinto ano, já trabalharam algumas questões referentes a esta temática, em um primeiro momento, iremos fazê-los revisitar alguns desses conteúdos apreendidos. Em seguida, para que os alunos possam ampliar ainda mais seus conhecimentos acerca do tema, iremos propor um jogo educativo. Para realizar este jogo, dividiremos a sala em três grupos, de no máximo cinco alunos cada. Na frente da sala estarão dispostos três (uma para cada equipe) bonecos de feltro em tamanho real, e ao lado estarão algumas figuras de órgãos que formam o corpo humano (olhos,boca,nariz e órgãos que formam o sistema reprodutor feminino/masculino). Para iniciar este jogo, que será de perguntas e respostas referentes à temática sexualidade, iremos começar com uma pergunta e o grupo que primeiro responder será o que terá a chance de dar inicio ao jogo. Depois, o outro grupo é quem responderá as perguntas, e assim sucessivamente. Quando o grupo responder corretamente irá completar uma parte do corpo do boneco, quando o grupo não conseguir responder a pergunta, está será repassada para o próximo grupo, que terá o direito de respondê-la. Ao final do jogo, quando todos os bonecos estiverem completos, cada grupo falará sobre o que sabem a respeito dos órgãos que formam o sistema reprodutor feminino/masculino. Desse modo, o grande objetivo deste jogo é propiciar uma aprendizagem dinâmica, bem como favorecer um espaço de reflexão e discussão sobre o tema sexualidade, fazendo assim com que esses alunos possam ampliar e construir conceitos acerca dessa temática.

Recursos Didáticos: feltro para a confecção dos bonecos, velcro, imagens de órgãos do corpo humano (olhos, boca, nariz, sistema reprodutor feminino/masculino), cartões de perguntas.

Avaliação: A avaliação acontecerá durante todo o processo de aprendizagem, desde o momento de diálogo, onde iremos abordar o tema revisitando aspectos anteriormente trabalhados, até o momento de participação no jogo.

Bibliografia

FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

NIGRO, Rogério G, CAMPOS, Maria Cristina da C. Ápis: ciências. São Paulo: Ática: 2011.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Nos dias 17 a 24 de agosto acontecerá na cidade de Belém - PA, o Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe), com a temática "Educação na Amazônia: Política, Cultura, Saberes e Diversidade".



33º ENEPe