domingo, 28 de julho de 2013

Os Valores Humanos: Ética, Cidadania e Convivência, explorados através de Reportagens Jornalisticas.


Turma do 5º  ano E - Vespertino.

Situando a atividade:

Outra atividade elaborada como parte integrante do nosso Projeto acerca dos Valores Humanos e ações pedagógicas diversificadas no processo de formação de crianças dos anos iniciais, foi este plano de atividade que envolve as reportagens, desenvolvido com a turma do 5º ano do Colégio Interativo. Entre os objetivos podemos destacar a reflexão sobre os valores humanos e as atitudes em nosso dia a dia, e em nossa sociedade destacados pelas reportagens, além de trocar experiências de leitura e ainda, interagir com a reportagem de maneira prazerosa, reconhecendo-a como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento.

Realização: Os dois primeiros momentos do plano foram realizados durante o primeiro semestre de 2013 (2013/1).

Organizadora: Débora Picinato.


Áreas Integradas: 



- Linguagem e Processos de leitura: gênero textual reportagem; leitura; interpretação e apresentação oral;

- Tema transversal: valores humanos/relações interpessoais.



Objetivos de aprendizagem: 

- Identificar e expressar sobre as atitudes e os valores humanos (relações interpessoais) presentes nas reportagens;

- Refletir sobre os valores humanos e as atitudes em nosso dia a dia, e em nossa sociedade;

- Trocar experiências de leitura;

- Localizar as informações principais em uma reportagem;

- Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem;

- Interagir com a reportagem de maneira prazerosa, reconhecendo-a como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;

- Confrontar interpretações e saber articular argumentos que sustentem seu ponto de vista;

- Aprender a planejar textos orais em situações comunicativas simuladas;

- Refletir sobre “seminários” (telejornal) e formas de apresentação;

- Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral e de um “seminário”.


Espaço:

Sala de Aula - organizada em círculo e em pequenos grupos.



Sequência didática:

Primeiro Momento:

Dia: 20/05/2013 - Conversa sobre os valores e sobre reportagens.

Em um primeiro momento, formamos uma roda e de forma livre conversamos sobre os valores humanos e sobre reportagens em geral, dessa forma, foi possível levantar os conhecimentos prévios das crianças. Em seguida entreguei uma reportagem, e uma notícia para a turma. Primeiro eles realizaram uma leitura individual e depois solicitei que alguém realizasse a leitura em voz alta. Questionei os alunos quanto às diferenças que percebem entre os textos lidos e quais seriam os objetivos de cada um.

No segundo momento, busquei focar o debate na reportagem, perguntando qual caderno/jornal/revista/site deve ter sido retirada; localizando assim com eles no cabeçalho o nome do caderno e a data, solicitei que eles identifiquem os títulos, os subtítulos e as imagens e ainda, chamai a atenção para o nome do/a jornalista responsável.

No terceiro momento realizaremos novamente a leitura da reportagem para então identificarmos os valores presentes na reportagem e realizarmos uma conversa sobre os valores e sua importância.


ü  Notícia:
- São José promove Dia D de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Jornal Hora de Santa Catarina, 2013. Disponível em:

ü  Reportagem:
- ALBERT, André. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Revista Nova Escola, 2010. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/habitos-consumo-lixo-produzido-reciclagem-tecnologia-586717.shtml?page=1> Acesso em: Maio de 2013.



Segundo Momento:

Dia: 24/06/2013 - Retomada sobre os valores e apresentação de reportagens para a turma que formará pequenos grupos.

Primeiramente retomei o tema, lembrando as principais ideias. Após convidei a turma para formar grupos, cada grupo poderá ter em média quatro alunos. Expliquei como iria funcionar a atividade e então, cada grupo recebeu uma reportagem, a qual foi explorada pelo grupo com meu auxílio.


                     Os alunos deveriam identificar e anotar...
                   - Jornal/Revista/Site da publicação.
                  - Título e subtítulo da reportagem.
              - Jornalista.
                      - Assunto abordado/ Principal assunto da reportagem.
      - Valores humanos presentes na reportagem.




No fim da atividade, solicitei que os alunos apresentassem o que cada grupo discutiu e identificou nas reportagens.

Após as apresentações entreguei para a turma o mural que eu construí para a turma, para a exposição das reportagens na sala.

Ao final da aula solicitei que uma dupla fique responsável por trazer a reportagem da próxima semana.

Mural no dia que entreguei para turma...

Mural na semana seguinte...


Este plano de atividade continua no segundo semestre de 2013 (2013/2). O 5º ano irá apresentar um telejornal, aguardem as próximas postagens...


 ü  Reportagens:   

- Escola de Curitiba cria "Saladômetro" e estimula hábitos saudáveis de alimentação entre os alunos. Jornal Diário Catarinense, 2013. Disponível em: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/06/escola-de-curitiba-cria-saladometro-e-estimula-habitos-saudaveis-de-alimentacao-entre-os-alunos-4165451.html?impressao=sim> Acesso em: Junho de 2013.

- KRAMA, Gisele. Palhoça tem uma geração de patinadores em formação. Jornal Diário Catarinense, 2013. Disponível em: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/06/palhoca-tem-uma-geracao-de-patinadores-em-formacao-4165292.html> Acesso em: Junho de 2013.


- Sistema 'Ônibus a pé' previne atropelamentos de crianças. Jornal Diário Catarinense, 2013. Disponível em:
- MORI, Letícia. Aposentado planta 16 mil árvores em áreas abandonadas na zona leste de SP. Jornal Folha de São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/05/1276610-aposentado-planta-16-mil-arvores-em-areas-abandonadas-na-zona-leste-de-sp.shtml> Acesso em: Junho de 2013.


- AZEVEDO, Patrícia. Professor reforma ponto de ônibus por conta própria. Jornal Correio Popular, 2013. Disponível em:



 Bibliografia:

VELIAGO, Rosangela. Aprender a debater. Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/aprender-debater-611555.shtml> Acesso em: 11/05/2013.
MOREIRA, Suzana Mesquita. Leitura de textos jornalísticos. Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-com-textos-jornalisticos-426211.shtml> Acesso em: 11/05/2013.

SILVA, Ivaneide Dantas da. Como preparar e apresentar seminários. Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml> Acesso em: 11/05/2013.