Os Valores Humanos: Ética, Cidadania e Convivência, explorados através de Reportagens Jornalisticas.
Turma do 5º ano E - Vespertino.
Situando a atividade:
Outra atividade elaborada como parte integrante do nosso Projeto acerca dos Valores Humanos e ações pedagógicas diversificadas no processo de formação de crianças dos anos iniciais, foi este plano de atividade que envolve as reportagens, desenvolvido com a turma do 5º ano do Colégio Interativo. Entre os objetivos podemos destacar a reflexão sobre os valores humanos e as atitudes em nosso dia a dia, e em nossa sociedade destacados pelas reportagens, além de trocar experiências de leitura e ainda, interagir com a reportagem de maneira prazerosa, reconhecendo-a como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento.
Realização: Os dois primeiros momentos do plano foram realizados durante o primeiro semestre de 2013 (2013/1).
Áreas Integradas:
- Linguagem e Processos de leitura: gênero textual reportagem; leitura; interpretação e apresentação oral;
- Tema transversal: valores humanos/relações interpessoais.
- Tema transversal: valores humanos/relações interpessoais.
Objetivos de aprendizagem:
- Identificar e expressar sobre as atitudes e os valores humanos (relações interpessoais) presentes nas reportagens;
- Refletir sobre os valores humanos e as atitudes em nosso dia a dia, e em nossa sociedade;
- Trocar experiências de leitura;
- Localizar as informações principais em uma reportagem;
- Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem;
- Interagir com a reportagem de maneira prazerosa, reconhecendo-a como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Confrontar interpretações e saber articular argumentos que sustentem seu ponto de vista;
- Aprender a planejar textos orais em situações comunicativas simuladas;
- Refletir sobre “seminários” (telejornal) e formas de apresentação;
- Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral e de um “seminário”.
Espaço:
Sala de Aula - organizada em círculo e em pequenos grupos.
- Identificar e expressar sobre as atitudes e os valores humanos (relações interpessoais) presentes nas reportagens;
- Refletir sobre os valores humanos e as atitudes em nosso dia a dia, e em nossa sociedade;
- Trocar experiências de leitura;
- Localizar as informações principais em uma reportagem;
- Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem;
- Interagir com a reportagem de maneira prazerosa, reconhecendo-a como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Confrontar interpretações e saber articular argumentos que sustentem seu ponto de vista;
- Aprender a planejar textos orais em situações comunicativas simuladas;
- Refletir sobre “seminários” (telejornal) e formas de apresentação;
- Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral e de um “seminário”.
Espaço:
Sala de Aula - organizada em círculo e em pequenos grupos.
Sequência didática:
Primeiro Momento:
Dia: 20/05/2013 - Conversa sobre os valores e sobre reportagens.
Primeiro Momento:
Dia: 20/05/2013 - Conversa sobre os valores e sobre reportagens.
Em um primeiro momento, formamos uma roda e de forma livre conversamos sobre os valores humanos e sobre reportagens em geral, dessa forma, foi possível levantar os conhecimentos prévios das crianças. Em seguida entreguei uma reportagem, e uma notícia para a turma. Primeiro eles realizaram uma leitura individual e depois solicitei que alguém realizasse a leitura em voz alta. Questionei os alunos quanto às diferenças que percebem entre os textos lidos e quais seriam os objetivos de cada um.
No segundo momento, busquei focar o debate na reportagem, perguntando qual caderno/jornal/revista/site deve ter sido retirada; localizando assim com eles no cabeçalho o nome do caderno e a data, solicitei que eles identifiquem os títulos, os subtítulos e as imagens e ainda, chamai a atenção para o nome do/a jornalista responsável.
No terceiro momento realizaremos novamente a leitura da reportagem para então identificarmos os valores presentes na reportagem e realizarmos uma conversa sobre os valores e sua importância.
ü Notícia:
- São José promove Dia D de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Jornal Hora de Santa Catarina, 2013. Disponível em:
<http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,792,4141058,Sao-Jose-promove-Dia-D-de-combate-ao-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes.html> Acesso em: Maio de 2013.
ü Reportagem:
- ALBERT, André. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Revista Nova Escola, 2010. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/habitos-consumo-lixo-produzido-reciclagem-tecnologia-586717.shtml?page=1> Acesso em: Maio de 2013. |
Segundo Momento:
Dia: 24/06/2013 - Retomada sobre os valores e apresentação de reportagens para a turma que formará pequenos grupos.
Primeiramente retomei o tema, lembrando as principais ideias. Após convidei a turma para formar grupos, cada grupo poderá ter em média quatro alunos. Expliquei como iria funcionar a atividade e então, cada grupo recebeu uma reportagem, a qual foi explorada pelo grupo com meu auxílio.
|
No fim da atividade, solicitei que os alunos apresentassem o que cada grupo discutiu e identificou nas reportagens.
Após as apresentações entreguei para a turma o mural que eu construí para a turma, para a exposição das reportagens na sala.
Ao final da aula solicitei que uma dupla fique responsável por trazer a reportagem da próxima semana.
Mural no dia que entreguei para turma...
Mural na semana seguinte...
Este plano de atividade continua no segundo semestre de 2013 (2013/2). O 5º ano irá apresentar um telejornal, aguardem as próximas postagens...
ü Reportagens:
- Escola de Curitiba cria "Saladômetro" e estimula hábitos saudáveis de alimentação entre os alunos. Jornal Diário Catarinense, 2013. Disponível em: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/06/escola-de-curitiba-cria-saladometro-e-estimula-habitos-saudaveis-de-alimentacao-entre-os-alunos-4165451.html?impressao=sim> Acesso em: Junho de 2013.
- KRAMA, Gisele. Palhoça tem uma geração de patinadores em formação. Jornal Diário Catarinense, 2013. Disponível em: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/06/palhoca-tem-uma-geracao-de-patinadores-em-formacao-4165292.html> Acesso em: Junho de 2013.
- Sistema 'Ônibus a pé' previne atropelamentos de crianças. Jornal Diário Catarinense, 2013. Disponível em:
<http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/05/sistema-onibus-a-pe-previne-atropelamentos-de-criancas-4133682.html> Acesso em Maio de 2013.
- MORI, Letícia. Aposentado planta 16 mil árvores em áreas abandonadas na zona leste de SP. Jornal Folha de São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/05/1276610-aposentado-planta-16-mil-arvores-em-areas-abandonadas-na-zona-leste-de-sp.shtml> Acesso em: Junho de 2013.
- AZEVEDO, Patrícia. Professor reforma ponto de ônibus por conta própria. Jornal Correio Popular, 2013. Disponível em:
<http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/04/capa/campinas_e_rmc/50403-professor-reforma-ponto-de-onibus-por-conta-propria.html> Acesso em: Junho de 2013.
Bibliografia:
VELIAGO, Rosangela. Aprender a debater. Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/aprender-debater-611555.shtml> Acesso em: 11/05/2013.
MOREIRA, Suzana Mesquita. Leitura de textos jornalísticos. Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-com-textos-jornalisticos-426211.shtml> Acesso em: 11/05/2013.
SILVA, Ivaneide Dantas da. Como preparar e apresentar seminários. Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml> Acesso em: 11/05/2013.