terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ciclo da Água



Situando a atividade:
            O principal objetivo de nossa atividade é introduzir conhecimentos acerca do tema: Água. Nossa atividade trás o tema na sua maneira mais simples, pois entendemos que trabalhar todo o ciclo da água requer mais atividades de aprofundamento, já que a água esta em nosso cotidiano e apresenta-se de diversas formas. Assim, buscamos mostrar aos alunos a importância da água em nossas vidas, como também seu processo e suas diferentes maneiras de utilização.

Data: 11/11/2013 (segunda-feira)
Carga horária: Aproximadamente quatro aulas
Série: 2° ano vespertino

Ministrantes: Ana Paula dos Santos, e Tuanny Sayuri Kawasaki.

 Objetivos da aprendizagem:
- Reconhecer a utilização da água em nosso cotidiano e sua importância;
- Identificar as diferentes etapas do processo da água;
- Construir em conjunto o ciclo da água;
- Diferenciar o que é certo ou errado na utilização da água

Áreas e conteúdos integradores: Ciências, linguagem e geografia.  

Procedimentos Didáticos:

  • Apresentamos uma história sobre o processo e etapas do ciclo da água
  • Realizamos uma breve roda de conversa para saber os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao ciclo da água
  • Apresentamos um vídeo para esclarecer melhor o ciclo da água
  • Iniciamos a confecção dos cartazes, os educandos deveriam apresentar nos cartazes o ciclo da água.
  • Para finalizar, entregamos aos alunos duas atividades, a primeira era um caça-palavras e a segunda era referente a imagens do que é “certo ou errado” em relação à utilização da água. 


Construção dos Cartazes - Foto 1

Construção dos Cartazes - Foto 2

Construção dos Cartazes - Foto 3
Recursos Didáticos: Cartolina, tinta guache, pincel e Datashow (para o vídeo).  



Avaliação: O processo de avaliação ocorrerá durante toda a atividade, desde a apresentação do ciclo da água, à relação sobre suas diferentes utilizações e reconhecimento/reflexão sobre o que é utilizar a água de maneira correta. 

Atividades de Finalização









Plano de aula: Porcentagem: Os impostos pago sobre cada produto

Situando a atividade:
            Esta proposta de aula é baseada na teoria de aprendizagem de Leontiev. Sua principal concepção é a teoria da atividade. Para o teórico toda atividade é desencadeada por um motivo e este faz com que o sujeito se mova em direção a um objetivo, promovendo, assim, uma aprendizagem ativa e significante. Nesta teoria é fundamental que seja visível, ao sujeito aprendiz, as relações sociais e coletivas bem como os aspectos individuais e subjetivos durante a aprendizagem.
            Nesta proposta, as/os alunas/os irão ao supermercado, cada grupo receberá um determinado valor monetário para gastar. Todos os produtos estarão com o seu preço mais o valor do imposto descrito em porcentagem. Após as compras, calcularão o valor do imposto de cada produto e quanto custaria se não precisasse pagá-lo.
A brincadeira busca de forma dialogada refletir sobre as questões sociais e históricas inerentes aos impostos pagos pelos cidadãos.


Data de realização: 09/09/2013
Turma: 5º ano – Vespertino
Organizadora: Elza Wiese Zarling

Áreas Integradas:
- Matemática
- História e Geografia: cidadania, relação com os tributos fiscais.

Objetivo de aprendizagem:
- Identificar como se calcula a porcentagem;
- Compreender a relação da/o cidadã/ão com os tributos fiscais;
- Demonstrar a participação no trabalho em grupo.

Desenvolvimento:
            Será montado cinco mini mercados na sala de aula, cada um com uma quantidade de produtos, todos estarão com o seu preço e o valor em porcentagem referente ao imposto de cada mercadoria.
            No primeiro momento explicarei a dinâmica da atividade, que consiste em cada grupo de estudantes irá ao mercado com uma determinada quantia em dinheiro e fará suas compras, depois se reunirão e calcularão o valor que estão pagando sobre o imposto e qual seria o valor da mercadoria se não precisassem pagá-lo.
            Nesta etapa também perguntarei o que sabem sobre impostos: O que são? Há produtos isentos de impostos? Para onde vão os valores recolhidos nos impostos? Podemos viver sem pagar impostos? Este momento tem o intuito de instiga-las/los a comprarem refletindo sobre o tema proposto.
            Na volta do supermercado, cada grupo se reunirá para calcular o valor do imposto de cada produto, ou seja, se uma caixa de leite custa R$ 2,50. Para isso explicarei, seguindo uma sequência didática, como se calcula o valor do imposto em porcentagem sobre cada produto.
            - O que é porcentagem? Porcentagem pode ser definhada como a centésima parte de uma grandeza, ou o cálculo baseado em 100 unidades, por exemplo, 5% que dizer 5/100 (cinco por cem) ou 5 em cada 100 ou 5 sobre 100.
            - Exemplo prático: Se eu comprar uma coisa que custa 100 reais e tiver 5% de desconto, significa que eu vou ter 5 reais de desconto.
            - Outro exemplo: Se 97% das casas têm televisão, isso quer dizer que a cada 100 casas, 97 delas tem televisão.
            - Perguntar se as/os alunas/os sabem algum exemplo de porcentagem e o que significa.
            - Calculando:
Ex 1: 25% de 200 = 25/100= 0.25 x 200 = 50
Ex 2: Sabão em pó = 3,31, imposto sobre o produto = 40%
40% 3,31 = 40/100 = 0.40 x 3.31 = 1.324 (1.33)

Materiais Didático:
- Produtos vazios de supermercado: caixa de leite, detergente, nescau, sabão em pó, refrigerante, suco, pasta de dente, etc.
- dinheiro de mentira
- folhas A4

Avaliação:
            A avaliação acontecerá durante todo o processo de aprendizagem, desde o momento de diálogo, onde será abordado o tema: impostos, a participação e interesse na explicação sobre porcentagem, até o momento de fazer as compras no supermercado e o envolvimento de cada estudante no grupo.

Bibliografia:
Barreto, M. C.; Viana, F. R. & Carvalho, R. Organização do ensino nas aulas de matemática: análise a partir das contribuições da teoria da atividade. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. UNICAMP: Campinas, 2012.

Matemática Porcentagem – 5º ano. 2011. Visto em: 01/09/2013. Proveniente: < http://www.youtube.com/watch?v=a5UaP2Z_6PI>

Colégio Web. Porcentagem. Disponível em <http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/5-ano/porcentagem.html> Acessado em: 01/09/2013.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

USINAS HIDRELÉTRICAS

Informações Básicas:

Tema: Usinas Hidrelétricas.
Turma: 5º ano E - Vespertino.
Ministrante: Débora Picinato.


Situando a atividade:


Durante uma aula de português na qual os alunos apresentavam reportagens sobre o meio ambiente, surgiu à dúvida: “Como a energia elétrica chega até a escola?”, “Como funcionam as Usinas Hidrelétricas?”.

O interesse dos alunos por este assunto foi muito imediato, mas infelizmente nem eu enquanto bolsista do PIBID, nem as professoras da turma sabiam explicar para o grupo como de fato esse processo acontece, então, logo veio o pedido, “Débora, você poderia dar uma aula sobre isso para a gente!?”.
Sendo assim, a turma do 5º ano E, estudou/pesquisou o uso da água para a produção de energia e avaliou seus limites e possibilidades, com destaque para a situação do Brasil, onde as usinas hidrelétricas são as responsáveis por mais de dois terços da energia elétrica gerada no país.


Problematização:


- Como a energia elétrica chega até a nossa escola?

- O que são Usinas Hidrelétricas e como funcionam?

- Quais os impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas?


Sequência Didática:


Primeiro Momento:

Dia: 04/11/2013 – Apresentação do tema, pesquisas, vídeos e debate/conversa.



Nesta primeira aula, montei um cenário diferente com os alunos, levei um grande tapete e formamos uma roda para conversarmos e por vez, estudarmos à respeito das usinas hidrelétricas.

Neste primeiro momento questionei os alunos a respeito da energia elétrica: Quem inventou a energia elétrica? Quando inventou?
Realizei essa conversa inicial para perceber e observar os conhecimentos prévios do grupo.
De onde vem à energia elétrica que utilizamos todos os dias? Por que, mesmo com a disponibilidade de recursos naturais no Brasil, são instituídos planos e aparecem recomendações para economizar energia?
Conversei com o grupo sobre a questão da energia no mundo de hoje: para onde vai à energia produzida? Quais setores mais demandam energia? No caso do Brasil, como é a composição da matriz energética e qual o papel da energia hidráulica? Quais os benefícios e prejuízos da opção pela geração de energia em hidrelétricas?


Ressaltei para a turma também, que a hidroeletricidade é uma importante fonte renovável de energia. Afinal, a água usada para movimentar as turbinas da usina volta ao sistema natural. Portanto, pode ser consumida/reaproveitada, como ocorre com seu uso para fins agrícolas, domésticos ou industriais. Diferentemente dos combustíveis fósseis, ela não produz gases de efeito estufa nem poluentes.


Em seguida, no segundo momento da aula, contei para o grupo um pouco da história da energia elétrica em nosso país, socializei com a turma as pesquisas realizadas, e após as leituras, apresentei alguns vídeos selecionados para mostrar aos alunos comode fato funcionam as usinas hidrelétricas. Depois dos vídeos novamente conversamos à respeito do que foi lido/apresentado para eles.









Segundo Momento:

Dia: 11/11/2013 – Desenhando os Projetos das Maquetes.


Neste dia, retomamos o tema, para relembrar. Socializei com a turma mais uma pesquisa, realizarei a leitura de um texto que destaca bem o início da iluminação da cidade de Florianópolis que contou com o apoio de São José – município onde o Colégio Interativo está localizado - o texto/a pesquisa apresentou a usina hidrelétrica que foi construída em São José e que era responsável pela energia de Florianópolis e São José.


Em seguida, organizamos a turma em três grupos, pois iriámos construir três maquetes, - uma usina hidrelétrica, um centro de distribuição e um bairro/uma cidade - sendo assim, conversei com a turma sobre a importância de realizarmos as atividades sempre a partir de um projeto, de uma organização e, por isso, iriámos primeiro projetar nossas maquetes para relacionarmos os materiais necessários para a construção, o espaço, enfim, para que nosso trabalho aconteça de maneira bem organizada e por vez, apresente um resultado bem positivo. Dessa forma, entreguei para os grupos uma folha de papel criativo para cada aluno, giz de cera, lápis de cor e canetinhas, para a construção/desenho dos projetos.













Terceiro Momento:

Dia: 18/11/2013 – Construção das Maquetes.


Neste dia dedicamos nossa aula para a confecção/construção das maquetes, levei os materiais/itens confeccionados por mim a partir dos projetos realizados por eles para auxiliá-los na construção em sala, além disso, levei vários materiais, os quais foram utilizados com muita dedicação pela turma.







Avaliação:


- Perceber a participação individual e coletiva de todos os alunos na realização das atividades;

- Observar o desempenho da turma em relação a algumas questões: Mostram-se interessados em debater? Contribuíram com ideias no momento do planejamento? Escutam com atenção e interesse os argumentos/contribuições dos colegas?;

- Perceber se esse estudo foi de fato significativo para o grupo e ainda, observar se o estudo anterior no qual foi dada ênfase para os valores humanos, contribuiu para a organização e desenvolvimento desta proposta;

- A avaliação e auto avaliação de todo o processo percorrido.


Bibliografia:


Água e energia. Revista Nova Escola. Disponível em: Acesso em: 28/10/2013.



FARIA, Caroline. Usina Hidrelétrica. Info Escola. Disponível em: Acesso em: 28/10/2013. 



Histórico das Hidrelétricas. Disponível em: Acesso em: 28/10/2013.



Série sobre a água. Plano de aula 5 – Energia Hidrelétrica. Revista Nova Escola. Disponível em: Acesso em: 28/10/2013.