domingo, 6 de outubro de 2013

Os Valores Humanos: Ética, Cidadania e Convivência, explorados através de Reportagens Jornalisticas.

Informações básicas:

Tema: Os Valores Humanos: Ética, Cidadania e Convivência, explorados através de Reportagens Jornalisticas.
Turma: 5° ano E - Vespertino.
Ministrante: Débora Picinato.

Situando a atividade:

Conforme o combinado na postagem anterior, seguem agora outras atividades que foram realizadas neste projeto "Os Valores Humanos: Ética, Cidadania e Convivência, explorados através de Reportagens Jornalisticas" e ainda, algumas fotos do Telejornal apresentado pelos alunos do 5ª ano E.

Sequência didática:

Terceiro Momento:
Dia: 12, 19 e 26/08/2013 - Retomada sobre os valores, reportagens e organização para a apresentação de um tele jornal.

Primeiramente retomei o tema, relembrando as ideias principais. Em seguida a dupla responsável pela reportagem apresentou para a turma a reportagem escolhida e então, conversaremos sobre a reportagem apresentada. Após a discussão a reportagem foi anexada no mural da sala.
Dando continuidade, conversamos sobre o telejornal/reportagem/notícia assistida pelo grupo e, em seguida questionei os alunos quanto ao telejornal: Qual a diferença entre a reportagem impressa e a apresentada no telejornal? Como o telejornal é organizado? O que é preciso para realizarmos uma apresentação como está? Como deve se comportar um jornalista, um repórter (postura, voz, vocabulário, etc.)?
A partir dos conhecimentos prévios dos alunos e do telejornal assistido pelo grupo, iniciamos uma conversa sobre a organização do telejornal do 5º ano E (os assuntos que iremos apresentar, as reportagens, quem vai apresentar o que, etc).
Definimos então os assuntos que serão apresentados no telejornal, as equipes responsáveis por cada assunto e por vez, pela apresentação da reportagem.
Além disso, neste dia também combinamos como será a “logo” do telejornal. E também, que todos deverão realizar uma pesquisa, de acordo com o assunto da reportagem escolhido pelo seu grupo, e na próxima aula o conteúdo da reportagem será selecionado a partir das pesquisas realizadas por eles.
Os assuntos/conteúdos das reportagem selecionadas pela turma foram os seguintes:

- 1ª Reportagem: Assembleia realizada no dia 05 de agosto na turma do 5º ano.

- 2ª Reportagem: Reciclagem.

- 3ª Reportagem: Esportes: aula de educação física.

- Intervalo: Propaganda do Colégio Interativo.

- 4ª Reportagem: Previsão do Tempo.

- 5ª Reportagem: Folclore.


Dia: 19/08/2013 – Organização do telejornal.

Neste dia, entreguei os roteiros digitados para os alunos, o qual informava a sequência das reportagens e o nome dos alunos responsáveis por cada reportagem, em seguida, formamos os grupos para selecionarmos o conteúdo das reportagens, levei algumas pesquisas para auxiliar os grupos durante a organização das reportagens.
Combinei com a turma, que na próxima aula eu levaria a reportagem digitada de acordo com o conteúdo selecionado pelos alunos de cada grupo, bem como com as falas de cada aluno para realizarmos um ensaio antes da gravação “oficial” do telejornal.

Dia: 26/08/2013 – Organização do telejornal.

Neste dia realizaremos um ensaio, sendo assim, cada grupo apresentou para a turma a sua reportagem, alguns ajustes foram feitos, e deixamos tudo pronto para a gravação na próxima semana.


Quarto momento:
Dia: 02/09/2013 – Apresentação do telejornal do 5º ano E.

Neste dia montamos um estúdio jornalístico na sala do 5º ano E, para a gravação do nosso telejornal. Foi um sucesso!












Materiais Confeccionados para a apresentação do Telejornal:









Avaliação:

- Observar se as crianças possuem algum conhecimento sobre os valores humanos;
- Perceber a participação individual e coletiva de todos os alunos na realização das atividades;
- Observar se os alunos identificam as ideias centrais nas reportagens lidas;
- Observar o desempenho da turma em relação a algumas questões: a ênfase dos valores humanos contribuiu para a convivência da turma? Mostram-se interessados em debater? Contribuíram com ideias no momento do planejamento? Escutam com atenção e interesse os argumentos dos colegas?
- A avaliação e auto avaliação de todo o processo percorrido.

Bibliografia:

VELIAGO, Rosangela. Aprender a debater. Revista Nova Escola. Disponível em: Acesso em: 11/05/2013.

MOREIRA, Suzana Mesquita. Leitura de textos jornalísticos. Revista Nova Escola. Disponível em: Acesso em: 11/05/2013.

SILVA, Ivaneide Dantas da. Como preparar e apresentar seminários. Revista Nova Escola. Disponível em: Acesso em: 11/05/2013.