quinta-feira, 18 de abril de 2013


Valores Humanos no processo de ensino aprendizagem: a construção de um Cantinho da Leitura para o 1° ano E

 

Turma do 1° Ano E- Vespertino
Situando a atividade:
Esta atividade é parte integrante do projeto que trata sobre valores humanos e ações pedagógicas diversificadas no processo de formação de crianças dos anos iniciais. O principal objetivo foi problematizar de que forma os valores humanos aparecem em nosso dia a dia e como é possível construir um espaço coletivo que aborda os valores humanos no processo de alfabetização. Acompanhe a seguir o nosso plano elaborado para trabalhar com as crianças:

 
Datas de realização: 08/10/2012; 22/10/2012 e 05/11/2012
Turma: 1 ano E- vespertino
Organizadora: Yume Koga

Áreas Integradas:

- Linguagem e Processo de Alfabetização (histórias, sequenciação, leitura e escrita);
- Tema transversal: ética, cidadania e relações interpessoais.

 
Objetivos de aprendizagem:

 
- Identificar e expressar sobre as atitudes e os valores (ética, cidadania e relações interpessoais);
- Demonstrar compreensão de ordem sequencial: começo, meio e fim;
- Refletir sobre os valores e as atitudes em nosso dia a dia, e em nossa sociedade;
- Demonstrar compreensão do material lido;
- Desenvolver a criatividade, e a curiosidade.


Desenvolvimento:

 1º dia: 8/10/2012- Conversa sobre os valores; Curta sobre a temática e a “Construção” da lagoa dos valores.

Desenvolvimento: Em um primeiro momento, formarei uma roda com as crianças e de forma livre e espontânea iremos conversar um pouco sobre os valores humanos. Após, irei passar por meio do datashow um curta sobre a temática (“História do Patinho Feio”), a fim de que as ideias sobre os valores se tornem mais familiar para cada criança. Seguidamente, faremos uma breve discussão sobre o curta, junto com a    “construção” da lagoa dos valores, abordando vários patinhos (egoísmo, amor, carinho, respeito, não ajudar, etc.).

 2º dia: 22/10/2012- Retomada sobre os valores e “Descobrindo uma história”: O começo, o meio e o fim.

Desenvolvimento: Primeiramente irei retomar o tema, lembrando as principais ideias. Após convidarei o grupo para juntos montarmos a linda história “Na minha escola todo mundo é igual”, que envolve o tema dos “Valores Humanos”. A história estará dividida em três folhas que correspondem: começo, meio e fim. Para cada folha, terão palavras em uma caixa da descoberta. Mas o que seria a caixa da descoberta? Durante a história, algumas palavras sumiram, e para voltarem para a história, algum aluno terá que retirá-las de cada caixa. Logo, a história tomará um sentido e poderemos entendê-la e fazer uma leitura em conjunto. Após as crianças ficarão livres, para utilizar o espaço abaixo do texto para desenhar ou fazer alguma arte referente aos valores ou até mesmo a história contada.

 3º dia: 05/11/2012- Retomada sobre os valores, Leitura da História “Um mundinho para todos”, e a Inauguração do tão sonhado Cantinho da Leitura.

Desenvolvimento: Por meio da construção coletiva do lago dos valores e da história descoberta em conjunto, bem como a montagem de um cenário, o uso de um tapete de EVA, e a confecção de livros (feitos pela bolsista Yume Koga), eis que teremos a inauguração do tão sonhado cantinho da leitura.  Depois de inaugurar, pedirei que todos sentem ao tapete, e mergulhem na imaginação da história que irei contar, afinal temos: “Um mundinho para todos”.

 
Registro e análise:

Por meio das atividades realizadas, pode-se observar que as crianças tiveram a compreensão e reflexão do tema (ética, cidadania e relações interpessoais), bem como de uma forma lúdica puderam se expressar de diversas maneiras: fala, escrita, desenho, etc. Logo, as atividades serviram de cenário e de registro para a construção de um espaço temático de convivência, no intuito de auxiliar o processo de ensino aprendizagem.
 
Crianças assistindo o curta do "Patinho Feio"

Construção da Lagoa dos Valores


                                           Descobrindo uma história: começo, meio e fim
 
Desenhos feitos pelas crianças: criatividade e imaginação a partir da leitura

Cantinho da Leitura: espaço do processo de ensino aprendizagem

Cantinho da Leitura: "Um mundinho para todos"