Valores Humanos no processo de ensino aprendizagem:
a construção de um Cantinho da Leitura para o 1° ano E
Turma do 1° Ano E- Vespertino
Situando a atividade:
Esta
atividade é parte integrante do projeto que trata sobre valores humanos e ações
pedagógicas diversificadas no processo de formação de crianças dos anos
iniciais. O principal objetivo foi problematizar de que forma os valores
humanos aparecem em nosso dia a dia e como é possível construir um espaço
coletivo que aborda os valores humanos no processo de alfabetização. Acompanhe
a seguir o nosso plano elaborado para trabalhar com as crianças:Áreas Integradas:
- Linguagem e Processo de Alfabetização
(histórias, sequenciação, leitura e escrita);
- Tema transversal: ética, cidadania e
relações interpessoais.- Demonstrar compreensão de ordem sequencial: começo, meio e fim;
- Refletir sobre os valores e as atitudes em nosso dia a dia, e em nossa sociedade;
- Demonstrar compreensão do material lido;
- Desenvolver a criatividade, e a curiosidade.
Desenvolvimento:
Desenvolvimento:
Em um
primeiro momento, formarei uma roda com as crianças e de forma livre e
espontânea iremos conversar um pouco sobre os valores humanos. Após, irei
passar por meio do datashow um curta sobre a temática (“História do Patinho
Feio”), a fim de que as ideias sobre os valores se tornem mais familiar para
cada criança. Seguidamente, faremos uma breve discussão sobre o curta, junto
com a “construção” da lagoa dos valores, abordando
vários patinhos (egoísmo, amor, carinho, respeito, não ajudar, etc.).
Desenvolvimento:
Primeiramente
irei retomar o tema, lembrando as principais ideias. Após convidarei o grupo para
juntos montarmos a linda história “Na minha escola todo mundo é igual”, que
envolve o tema dos “Valores Humanos”. A história estará dividida em três folhas
que correspondem: começo, meio e fim. Para cada folha, terão palavras em uma
caixa da descoberta. Mas o que seria a caixa da descoberta? Durante a história,
algumas palavras sumiram, e para voltarem para a história, algum aluno terá que
retirá-las de cada caixa. Logo, a história tomará um sentido e poderemos
entendê-la e fazer uma leitura em conjunto. Após as crianças ficarão livres,
para utilizar o espaço abaixo do texto para desenhar ou fazer alguma arte
referente aos valores ou até mesmo a história contada.
Desenvolvimento: Por
meio da construção coletiva do lago dos valores e da história descoberta em
conjunto, bem como a montagem de um cenário, o uso de um tapete de EVA, e a
confecção de livros (feitos pela bolsista Yume Koga), eis que teremos a
inauguração do tão sonhado cantinho da leitura.
Depois de inaugurar, pedirei que todos sentem ao tapete, e mergulhem na
imaginação da história que irei contar, afinal temos: “Um mundinho para todos”.
Por meio das atividades realizadas, pode-se
observar que as crianças tiveram a compreensão e reflexão do tema (ética,
cidadania e relações interpessoais), bem como de uma forma lúdica puderam se
expressar de diversas maneiras: fala, escrita, desenho, etc. Logo, as atividades
serviram de cenário e de registro para a construção de um espaço temático de
convivência, no intuito de auxiliar o processo de ensino aprendizagem.
Crianças assistindo o curta do "Patinho Feio"
Construção da Lagoa dos Valores
Descobrindo uma história: começo, meio e fim
Desenhos feitos pelas crianças: criatividade e imaginação a partir da leitura
Cantinho da Leitura: espaço do processo de ensino aprendizagem
Cantinho da Leitura:
"Um mundinho para todos"