Valores
Humanos no Processo de Ensino-aprendizagem
-
Turma do 3° Ano
Situando a atividade:
Situando a atividade:
Esta
atividade é parte integrante do projeto que trata sobre valores
humanos e ações pedagógicas diversificadas no processo de formação
de crianças dos anos iniciais. O principal objetivo foi
problematizar de que forma os valores humanos aparecem em nosso dia a
dia e como é possível construir um espaço coletivo que aborda os
valores humanos no processo de alfabetização. Acompanhe a seguir o
nosso plano elaborado para trabalhar com as crianças:
Data:
19/10/2012
Turma:
3° ano
Organizadoras:
Helena Schuch.
Áreas integradas:
-
Linguagem e processo de alfabetização (histórias, sequenciação,
leitura e escrita);
-
Tema transversal: ética, cidadania e relações
interpessoais.
-
Refletir sobre a temática dos valores e sua importância nas
relações humanas;
-
Discutir sobre os principais valores presentes no seu cotidiano a
partir de uma história;
-
Incentivar a imaginação e a criatividade infantil;
-
Participar individual e coletivamente na elaboração do “varal”
dos valores;
-
Aprimorar o processo de aprendizagem da
escrita.
Desenvolvimento:
Primeiramente,
sentaremos no chão da sala de aula para iniciar uma rodada de
diálogos com os alunos sobre conhecimentos prévios acerca da
temática dos valores. Nesse momento também explicarei a rotina da
atividade, apresentando todos os passos a serem realizados para a
confecção do produto final. Em seguida, apresentarei o livro
infantil denominado “Um mundinho para todos”, da autora Ingrid
Biesemeyer Bellinghausen: Era
uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem
diferente do outro - uns viviam no norte e gostavam de andar
descalços; outros no sul e adoravam tomar chocolate quente; alguns
não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda. E cada um deles
tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz. [...] O
mundinho é colorido. A gente que vive nele também. Pessoas de todos
os jeitos, que devem ser respeitadas como são. A
partir da contação de história serão escritos alguns valores no
quadro negro com a ajuda dos alunos, como, por exemplo, respeito,
inclusão, amor, alegria, diversidade, entre outros, os quais estão
relacionados com o livro apresentado. Com isso, cada criança deverá
escrever/registrar em uma folha algo sobre essas palavras, podendo
ser redigido em forma de frases, texto, desenho ou colagens de
recortes de revistas. Por fim, construiremos coletivamente uma
exposição na sala de aula, sendo que todos participarão na
montagem do “varal” dos valores com a produção realizada
individualmente.
Registro e análise:
A
realização desta atividade foi muito bem sucedida, pois todos os
alunos participaram ativamente e trouxeram suas inúmeras
contribuições e seus conhecimentos. Além disso, foi possível
perceber a importância de o professor utilizar múltiplas linguagens
em sua prática pedagógica e sugerir atividades diversificadas que
envolvam a participação coletiva, cuja maior finalidade seja a de
tornar o conhecimento em algo mais prazeroso e útil para a vida das
crianças.
"Varal" dos valores |
Exposição em sala - "Varal" dos valores |