sábado, 30 de março de 2013


Valores Humanos no Processo de Ensino-aprendizagem


- Turma do 3° Ano
Situando a atividade:

Esta atividade é parte integrante do projeto que trata sobre valores humanos e ações pedagógicas diversificadas no processo de formação de crianças dos anos iniciais. O principal objetivo foi problematizar de que forma os valores humanos aparecem em nosso dia a dia e como é possível construir um espaço coletivo que aborda os valores humanos no processo de alfabetização. Acompanhe a seguir o nosso plano elaborado para trabalhar com as crianças:

Data: 19/10/2012
Turma: 3° ano 
Organizadoras: Helena Schuch.

Áreas integradas:

- Linguagem e processo de alfabetização (histórias, sequenciação, leitura e escrita);
- Tema transversal: ética, cidadania e relações interpessoais.

Objetivos de aprendizagem:

- Refletir sobre a temática dos valores e sua importância nas relações humanas;

- Discutir sobre os principais valores presentes no seu cotidiano a partir de uma história;
- Incentivar a imaginação e a criatividade infantil;
- Participar individual e coletivamente na elaboração do “varal” dos valores;
- Aprimorar o processo de aprendizagem da escrita.

Desenvolvimento:

Primeiramente, sentaremos no chão da sala de aula para iniciar uma rodada de diálogos com os alunos sobre conhecimentos prévios acerca da temática dos valores. Nesse momento também explicarei a rotina da atividade, apresentando todos os passos a serem realizados para a confecção do produto final. Em seguida, apresentarei o livro infantil denominado “Um mundinho para todos”, da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen: Era uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem diferente do outro - uns viviam no norte e gostavam de andar descalços; outros no sul e adoravam tomar chocolate quente; alguns não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda. E cada um deles tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz. [...] O mundinho é colorido. A gente que vive nele também. Pessoas de todos os jeitos, que devem ser respeitadas como são. A partir da contação de história serão escritos alguns valores no quadro negro com a ajuda dos alunos, como, por exemplo, respeito, inclusão, amor, alegria, diversidade, entre outros, os quais estão relacionados com o livro apresentado. Com isso, cada criança deverá escrever/registrar em uma folha algo sobre essas palavras, podendo ser redigido em forma de frases, texto, desenho ou colagens de recortes de revistas. Por fim, construiremos coletivamente uma exposição na sala de aula, sendo que todos participarão na montagem do “varal” dos valores com a produção realizada individualmente.

Registro e análise:

A realização desta atividade foi muito bem sucedida, pois todos os alunos participaram ativamente e trouxeram suas inúmeras contribuições e seus conhecimentos. Além disso, foi possível perceber a importância de o professor utilizar múltiplas linguagens em sua prática pedagógica e sugerir atividades diversificadas que envolvam a participação coletiva, cuja maior finalidade seja a de tornar o conhecimento em algo mais prazeroso e útil para a vida das crianças.



"Varal" dos valores

Exposição em sala - "Varal" dos valores


terça-feira, 19 de março de 2013

3º JORNADA DE LINGUAGEM



De 15 a 17 de maio de 2013, a FAED/UDESC estará promovendo a 3ª JORNADA DE LINGUAGEM. Abaixo seguem as datas para quem tiver interesse de participar apresentando trabalhos ou como ouvinte.

Qualquer esclarecimento ou dúvida entrar em contato com a Comissão Científica do evento pelo endereço eletrônico: jornadacomissaocientifica@gmail.com


DATAS IMPORTANTES:  

Envio do(s) trabalho(s): de 15/03/2013 a 15/04/2013

Resultado dos trabalhos aprovados (disponibilizado na página do evento): 29/04/2013

Inscrições para o evento na categoria ouvinte: de 10/04/2013 a 10/05/2013

sábado, 9 de março de 2013

Saída de Campo: Museu do Lixo - COMCAP

- Turma do 2° Ano

Situando a atividade:

Esta saída a campo também é parte integrante do nosso Projeto, que trata sobre o Meio Ambiente, participaram desta ida a COMCAP os alunos do 2° Ano. O principal objetivo desta saída de campo era fazer com que os alunos pudessem construir uma maior consciência ambiental, que pudessem entender para onde vão os resíduos que descartamos e o que podemos fazer com esses materiais para serem reutilizados. E tudo isso, os alunos do segundo ano puderam ver de perto durante esta visita. Acompanhe a seguir o nosso plano elaborado para trabalhar com as crianças:

Data: 05/12/2012
Turma: 2° ano
Organizadoras: Ana Paula Santos, Carolina Branco, Julia Atrib e Luiza Mazera.

Áreas integradas: Ciências, História e Geografia.

Objetivos:

- Construir uma maior consciência ambiental;
- Discutir sobre noções de reaproveitamento de materiais;
- Reconhecer alguns dados sobre a produção de lixo em seu município;
- Conhecer objetos antigos e ter acesso a esse espaço de memória da sociedade.

Desenvolvimento:

Durante esta visita, as crianças puderam conhecer todos os espaços da COMCAP, onde se despertou diferentes interesses e diferentes indagações. Neste local, os alunos do segundo ano, puderam conhecer um pouco da historia do lixo da cidade de Florianópolis, tiveram a possibilidade de ver de perto uma composteira, o que muitos nunca tinham nem ouvido falar, e além é claro de conhecer o Museu do Lixo. No Museu do Lixo, as crianças puderam perceber o quanto a produção de novas tecnologias, faz o lixo aumentar. Já que os produtos mais antigos, mesmo que ainda funcionando ou com simples defeitos, são descartados e trocados por produtos mais modernos. Os alunos ficaram impressionados com a quantidade e a diversidade de materiais que as pessoas jogam no lixo, muitos dos objetos que estavam ali, eles gostariam de ter e surgiam comentários do tipo “Como puderam jogar isso fora?”. E a partir daí, começaram a pensar em outro aspecto, na redução, reutilização e reaproveitamento de materiais, algo que tentamos trabalhar bastante em nosso projeto, e que esta atividade fez reforçar ainda mais.

Registro e análise:

Acreditamos que diferentes ações pedagógicas são imprescindíveis para que o processo de aprendizagem se efetive, consideramos que as atividades de campo são uma excelente ferramenta didática e, dessa forma, iriam contribuir ainda mais para com nosso projeto. Durante esta saída os alunos aprenderem ainda mais sobre o reaproveitamento de materiais, puderam perceber o quanto é necessário consumir conscientemente, e o quanto é necessário reutilizar, reciclar, e principalmente reduzir.
Carbonell (2002), citando Gardner (2000), discute que a mente tem a capacidade de aprender e reter melhor as informações quando o corpo interage de maneira ativa na exploração de lugares, enquanto experiências onde o sujeito é passivo, tendem a ter impacto de curta duração e atenuam-se com o tempo. Através desta concepção, acreditamos que essa atividade tenha sido bastante significativa para esses alunos, onde através de situações e experiências vivenciadas neste campo, obtiveram aprendizagens efetivas e que eles poderão levá-las para toda a vida e repassá-las a diante.




Para saber mais:

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002. (Coleção Inovação Pedagógica)

quarta-feira, 6 de março de 2013

Reaproveitamento de Materiais - Jogo da “Trilha Ecológica”

Ação no 1°, 2° e 4° Ano

Situando a Atividade:

Outra atividade elaborada como parte integrante do nosso Projeto acerca do meio ambiente foi o jogo da “trilha ecológica”, desenvolvido com as turmas do 1°, 2° e 4° ano da escola. Este jogo tinha como objetivo trabalhar noções de reciclagem e reaproveitamento de materiais, mas, acima de tudo, foi pensado como uma forma de facilitar a conscientização das crianças acerca desse assunto tão debatido em nossa sociedade. Dessa forma, acreditamos que o jogo “trilha ecológica” pudesse atingir mais facilmente estas crianças, já que sua intenção é ensinar usando a brincadeira, o lúdico. Acompanhe a seguir nosso plano elaborado para trabalhar com as crianças:


Data: 23 de outubro de 2012
Turmas: 1°, 2° e 4° ano
Organizadoras: Ana Paula Santos, Carolina Branco, Cristiane Ribeiro, Julia Atrib e Luiza Mazera.

Áreas integradas: Ciências e Geografia

Objetivos:

- Discutir sobre noções de reciclagem e reaproveitamento de materiais.
- Demonstrar atitudes sobre alguns cuidados com o meio ambiente quanto ao lixo.
- Reconhecer alguns dados estatísticos sobre a produção de lixo em seu município.
- Identificar ações e atitudes consumistas que contribuem para o desequilíbrio ecológico.

Desenvolvimento:

A brincadeira funcionou da seguinte maneira: A “trilha” confeccionada pelas bolsistas do PIBID foi fixada no chão da sala de aula – conforme foto em anexo – e em alguns dos seus quadrados havia caixas de sapato com diversos materiais recicláveis ou não, e, em um quadrado específico, havia uma caixa com curiosidades sobre o meio ambiente. À frente da sala foram dispostas lixeiras coloridas que recebem material reciclável e orgânico. Cada aluno então, um por vez, jogava um grande dado e ia pulando os quadrados, conforme o jogo da amarelinha, até chegar ao número que sorteou. Chegando ao seu destino, caso houvesse uma caixa de sapato, a criança escolhia um dos objetos que lá haviam e em seguida deveria colocar na lixeira reciclável que o comportava, como por exemplo, plástico na lixeira vermelha, papel na lixeira azul, etc.
Já quando o aluno encontrava a caixa das curiosidades ele deveria ler para a turma o que descobriu. Nesse caso, havia informações sobre o tempo de decomposição de alguns materiais, números mostrando a quantidade de lixo produzido em Florianópolis diariamente, etc.
Caso a criança “caísse” em um quadrado que não houvesse caixas com materiais ou curiosidades, deveria fazer o seguinte: se o número do quadrado fosse ímpar, ela deveria caminhar uma casa; se o número fosse par ela teria que jogar o dado outra vez.

Materiais necessários: TNT; dado; caixas de sapatos; lixeiras coloridas para material reciclável; caixa de curiosidades e diversos materiais recicláveis ou não.

Registro e análise:

A realização desta atividade proporcionou a possibilidade do diálogo, de troca entre os alunos e as bolsistas, visto que durante sua execução, as crianças comentavam a respeito de hábitos caseiros, e nessas oportunidades, as bolsistas aproveitavam para falar sobre qual seria a atitude correta daquela pessoa que se preocupa com o meio ambiente, como por exemplo, quando estamos escovando os dentes devemos deixar a torneira fechada, também não devemos demorar muito no banho. Mas, também houve oportunidade para chegar além disso: conversamos sobre a reutilização de roupas que não nos servem mais, mas que podem servir para o outro; sobre o uso de caixas de papelão e sacolas de pano nas compras de supermercado, além de falar da quantidade de lixo produzida pela sociedade, e no que esse se transforma, tudo isso, através das caixa de curiosidades que havia no jogo
Por fim, como resultado desta atividade, pode-se perceber o entendimento das crianças sobre o assunto e o envolvimento delas com o jogo, o que se tornou uma satisfação para todas àquelas envolvidas nesse processo.



Para saber mais:

PREVE, Ana Maria e Corrêa. Ecologia de Rebanho, In.: Preve, Ana Maria e Corrêa, Guilherme (Organizadores). Ambientes da ecologia: perspectivas em política e educação. Santa Maria/RS:Editora da UFSM, 2007.